• Como encontrar trabalho em Dublin?

    Como encontrar trabalho em Dublin?

    Como encontrar trabalho em Dublin?
    Rate this post

    Não nos faltam boas razões para vir trabalhar na Irlanda, ou mais especificamente em Dublin: melhorar seu inglês, graças aos cursos de inglês e também à imersão na língua, trabalhar com pessoas de diferentes culturas; encontrar trabalho em uma grande e renomada empresa como Google, Facebook ou IBM, ou mesmo procurar um salário mais atraente que no Brasil, ganhando em euros… Dublin é uma cidade muito dinâmica, com numerosas oportunidades principalmente no setor de serviços. Mas então como encontrar uma destas oportunidades?

     

     

    Como encontrar trabalho em Dublin? Onde estão as vagas?

     

    Existem basicamente dois tipos de vagas de emprego em Dublin: temporário ou permanente. Se você está procurando por uma vaga temporária, sugerimos que imprima uma centena de currículos e saia pela cidade, distribuindo nos lugares que lhe interessarem, como bares, restaurantes, lojas de roupas, hotéis, salões de beleza, etc… Geralmente estes lugares colocam anúncios de vagas nas próprias vitrines, então fique atento!

     

    staff wanted

     

    Como a concorrência por estas vagas é muito grande, o melhor é você ir até o local pessoalmente e pedir para falar diretamente com o gerente. Se ele gostar de você, pode marcar um trial (teste) no mesmo dia,  e quem sabe você já sai com um emprego! Mas não se esqueça que para isso é importante passar um bom tempo elaborando o seu CV, enfatizando a sua experiência na área.

    Agora se você está procurando algo permanente, a melhor opção é procurar através de sites, principalmente LinkedIn e Indeed. Estes dois juntos possuem 99% das vagas de emprego da Irlanda. É importante, portanto, manter suas informações atualizadas em ambos os sites. Além destes, há outros sites que podem ser úteis nessa busca:

     

     

    Por fim, não se esqueça de procurar agências de trabalho, como:

     

     

    Sobre o nível de inglês requerido, você pode conseguir uma boa vaga independente de quanto você domina a língua. Mas em tempos de grande concorrência, ter um inglês avançado ou até fluente pode ser um grande diferencial. Por isso, aproveite muito o seu curso de inglês, inclusive para tirar dúvidas com os professores sobre CVs e para fazer bons contatos com seus colegas, o que pode fazer toda a diferença no final.

     

    O que é o PPS Number? Como fazer?

     

    O PPS ou Personal Public Number é como a carteira de trabalho no Brasil: indispensável para oficializar seu emprego. Ele corresponde ao seu CPF, e permite que você seja identificado no sistema fiscal irlandês. Para obter o PPS, você deve marcar um horário com o escritório irlandês pelo site mywelfare.ie, o que leva em torno de duas semanas.

    Importante destacar que, diferente do Brasil, você não pode fazer seu PPS em qualquer momento que quiser. Você deve ter consigo uma carta que alegue o motivo de estar fazendo o seu PPS, que geralmente é uma carta do seu empregador, se já tiver um em vista. Ou seja, o empregador requisita que você faça o seu PPS, e não você. Além desta carta, você também deve ter consigo o seu passaporte, comprovante de residência e uma folha impressa comprovando o seu horário.

     

    pps number

     

     

    Achei um emprego! O que mais devo saber?

     

    Então, você tem um emprego e o seu número de PPS. Mas se não fizer nada, a cada pagamento será cobrado uma taxa emergencial de 40% sobre o valor total, por que oficialmente o Revenue (agência responsável pelos impostos na Irlanda) não sabe que você está empregado, e portanto cobra as taxas de autônomo. Para que isso não aconteça, você deve registrar o Tax Number (número de imposto) da sua empresa na sua conta do Revenue. Mas para ter uma conta no Revenue, você deve requisitar que uma senha seja enviada pelo correio para sua casa. Portanto, é um processo que requer um certo tempo.

    Mas se você já foi descontado enquanto ainda não teve tempo de registrar seu novo emprego, não se preocupe. Assim que a situação for normalizada, você tem o direito de requisitar seus impostos pagos de volta. Se encontrar trabalho de novo, você pode registrar mais de uma empresa em sua conta, mas deve então distribuir seus créditos de impostos nos dois ou mais empregos. Para mais informações, entre no site do Revenue.

    revenue

    Vocabulário importante!

    Algumas palavras e expressões para ajudar você a encontrar trabalho:

    • staff: é o conjunto de funcionários de uma empresa;
    • we are hiring: significa literalmente ‘estamos contratando;
    • staff wanted: é basicamente o mesmo que a última;
    • interview: entrevista! Quando for chamado, não esqueça de se preparar para ela com as perguntas mais frequentes;
    • trial: é um teste que você pode ser requisitado a fazer, para o qual também é importante se preparar com antecedência;
    • kitchen porter: é um emprego muito comum em bares e restaurantes, onde você será responsável por lavar louças e auxiliar em tarefas da cozinha;
    • cleaner: qualquer serviço que envolva limpeza ou faxina;
    • au pair: é ser babá de crianças. Pode ser live in, quando você mora com a família, ou live out, caso contrário.
    • tax discount: é a parcela do seu salário que é descontada para cobrir os impostos.

    Desejamos a você muita sorte nessa busca!

    It's only fair to share...Share on Facebook
    Facebook
    Tweet about this on Twitter
    Twitter
    Share on Google+
    Google+
    Share on LinkedIn
    Linkedin

    Comments are closed.